quinta-feira, 22 de maio de 2014

Equipe Gestora

Estrutura Organizacional Administrativa-Pedagógica (Corpo Docente)          





            O Centro de Educação Infantil 03 de Taguatinga é uma escola pequena, mas a estrutura administrativa é bem articulada. Tanto o diretor, Robson Anacleto Silva, como a vice, Angélica Regina de Lara Brito,  têm autonomia para assinar documentos e tomar decisões que dizem respeito ao planejamento escolar. "Nós dois temos responsabilidade sobre as ações em andamento", afirma Robson, que se ocupa mais do contato com a Secretaria de Educação, a Diretoria de Ensino e a comunidade, da atuação junto ao conselho e da elaboração e atualização do projeto político-pedagógico (PPP). Ambos puderam convidar outros profissionais para participar da equipe. Usaram critérios técnicos para escolher a supervisora administrativa, Evaneide do Nascimento e Silva, que zela pelas instalações do prédio e cuida das finanças, e a chefe da secretaria da escola, Cidália Gonçalves de Melo, que responde pela organização dos documentos, pelas matrículas e pelo controle de transferências e faltas.
                   
                 Do pedagógico, aliás, os gestores também não cuidam sozinhos. Faz parte da equipe gestora as coordenadoras pedagógicas, Marquênia Lucélia Queiroz e Silva e Rute Cristina Diniz Alves, que respondem pelas formações continuada dos docentes, monitora a implantação das diretrizes curriculares e acompanha e amparam os trabalhos das coordenações pedagógicas - na rede os coordenadores pedagógicos, eles são escolhidos pelos professores para atuarem diretamente na sala de aula como eventuais ou auxiliares.

Fazer a escola vibrar durante todo o ano e colher dela frutos para toda a vida depende de pequenas ações que nós, pais e professores, podemos desenvolver cotidianamente.


Vejamos algumas sugestões:

1. Sempre que possível, troquemos algumas palavras com os professores de nossos filhos, demonstrando atenção, cuidado, preocupação, envolvimento;
2. Frequentemos com interesse as reuniões escolares e entendamos melhor o funcionamento da escola;
3. Procuremos interagir com outros pais de alunos e promover ações cooperativas em prol da comunidade escolar;
4. Acompanhemos os deveres de casa de nossos filhos e os auxiliemos no que for possível;
5. Participemos dos eventos organizados pela escola e colaboremos para seu pleno sucesso;
6. Coloquemos a escola em primeiro plano na vida de nossos filhos e enfatizemos a importância da educação na constituição do sujeito, no exercício da cidadania e na inserção profissional.
Por meio dessas e de outras ações, é possível conceber a escola como sendo uma entidade orgânica, um ser vivo, cujo alimento diário é justamente a participação de todos em prol de seu funcionamento, em busca de sua melhoria, isso sem negligenciar o compromisso do Estado em prover educação fundamental gratuita e de qualidade para todos. É, sem dúvida, um momento de reflexão acerca da escola que temos, da escola que queremos e da escola que podemos construir.


É preciso que a escola do “cotidiano das aulas” se torne a “escola nossa de cada dia”, com a mesma vibração, intensidade e ocupando os mesmos espaços em nosso ideário individual e coletivo, ao longo de todo o ano.
REFLEXÃO: A escola que podemos construir se faz com a participação conjunta de todos nós. Contamos com as famílias para construirmos e mantermos esta participação durante todo ano!!!
(Profª. Angélica Regina)